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PROJETO ÁGUA - FABÍOLA SAMPAIO VARJÃO
 
Quinta, 15 de Julho de 2010  
 

PROJETO ÁGUA


 1 - IDENTIFICAÇÃO:

1.1 - Título
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SALA DE AULA E ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO TRABALHO DE SENSIBILIZAÇÃO AO PROBLEMA VIVENCIADO “ÁGUA”, COM ATIVIDADES QUE INTEGRAM ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE

1.2 - Coordenação
Biologia e Laboratório experimental

1.3 - Natureza
Experiências curriculares

1.4 - Instituição e Órgãos envolvidos (endereço e telefone)
Este trabalho está sendo desenvolvido no Colégio Qui Mimo, Rua 1º de Maio, Centro Guanambi –BA, (77) 34512650, com 6º ano do Ensino Fundamental à 1ª , 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, na disciplina de biologia, com um total de 161 alunos.

1.5 - Período:

1.5.1 Inscrição:  09/07/2010
Início: 12/07/2010
Término: 14/08/2010

1.5.2 -  Execução:
Durante período de aula de Laboratório Experimental.

2 – Introdução:
Esta é uma proposta para trabalhar com a questão hídrica no Ensino Fundamental e Médio. 
Aqui, vamos verificar a distribuição e a disponibilidade de água própria para o consumo humano na superfície terrestre, analisando as causas naturais e sociais que afetam sua oferta - situações como consumo excessivo, poluição, desperdício e ausência ou precariedade dos serviços de saneamento básico.
A escassez tem levado a disputa e conflitos pela posse e pelo uso da água em diferentes regiões do globo, um quadro que tende a se agravar.


3 – Objetivos:
• Identificar a distribuição de água no planeta e os fatores naturais e sociais que interferem na sua abundância e escassez, tendo em vista o consumo humano.
• Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para o uso sustentável do recurso.
• Identificar pontos de pressão e conflitos pelo uso da água no Brasil e no mundo.
• Reconhecer e avaliar políticas e medidas de gestão compartilhada dos recursos hídricos nacional e internacionalmente.
• Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.

4 – Justificativa:
O presente trabalho relata uma experiência que, além de promover a construção de conhecimentos e formação de conceitos, motiva o aluno para trabalhos de sensibilização sobre o tema “água”.
A idéia de realizar este trabalho surgiu com a problemática da escassez de água, da falta de água potável e da chuva.
Penso que levar o aluno a observar e refletir sobre suas atitudes, proporciona ao mesmo
mudanças nos seus hábitos e atitudes em relação à preservação do meio ambiente, tornando-o responsável pela vida.
Esta experiência é flexível e se estende em todos os momentos da aprendizagem
5 – Revisão Bibliográfica:

6 – Material e métodos
6.1   – Recursos  (humanos e físicos): É um estudo descritivo e qualiquantitativo. A população alvo é composta por população. O instrumento a ser utilizado será um folder aplicados aos enfermeiros pelas pesquisadoras, com questões descritivas relacionadas a Comunicação, humanização e a enfermagem. Será realizada com os mesmos uma orientação onde será explicado o objetivo da pesquisa.

7 – Cronograma:
Primeira aula
Como é a distribuição e a disponibilidade da água no mundo? Quais as áreas que convivem com abundância ou escassez dela? No Brasil, como é a situação? E na cidade em que vivem os alunos, há oferta adequada de água? Qual é a situação dos mananciais e cursos dágua que abastecem a localidade? Essas e outras questões podem servir de mote ao desenvolvimento dos assuntos relativos a este plano e ser o ponto de partida para a organização de projetos coletivos de trabalho, sequências didáticas e outras atividades.
Para os estudantes, faremos rodas de conversa sobre situações em que tenha ocorrido falta ou racionamento de água na rua, no bairro ou no município. Descreverão essas situações e apontarão quais os procedimentos adotados em cada família. A seguir, eles irão relatar o que sabem sobre a disponibilidade de água na localidade (regime de chuvas, volume de água de rios, lagos e áreas de mananciais etc.)

Depois, a conversa pode tomar o rumo das práticas que os alunos consideram inadequadas e que comprometam a oferta de água, como o despejo de esgotos domésticos e resíduos industriais em rios, córregos ou trechos de praia (se houver). Para a aula seguinte, sugira que conversem a respeito desses pontos com familiares e membros da comunidade, em especial os mais idosos ou aqueles que vivem há mais tempo no município, trazendo os resultados para uma nova roda de conversa.
A turma irá se dividir em grupos e, a partir do que já foi estudado, farão uma lista de ações para preservar e garantir a qualidade e oferta de água na localidade. Proponha que retomem os usos que consomem ou comprometem os recursos hídricos no município: os rios e córregos estão poluídos ou contaminados por dejetos domésticos, industriais ou agrícolas? De onde vem essa poluição? As margens de rios, córregos ou lagos estão desmatadas ou foi mantida a cobertura vegetal? Como está a rede de coleta e o tratamento de esgotos no município e região? Deixe que falem e escrevam livremente sobre esses pontos, a partir do que já observaram ou vivenciaram. Considere a possibilidade de levar um técnico, pesquisador, autoridade ou representante de organização social para conversar com os alunos. Ou, de outro lado, verifique se há comitê de bacia hidrográfica na região ou no município e examine a perspectiva de programar uma visita com os alunos.
A seguir, é importante definir com a garotada uma atividade a ser desenvolvida pela turma para contribuir para a preservação dos recursos hídricos locais.

Segunda aula
Será dividido o projeto por turmas:
• 6ºano E. F.: que ações precisam ser desenvolvidas para garantir a qualidade e disponibilidade de água para diferentes usos?
ELABORAR: Elaboração de cartazes, com dizeres de racionamento da água. Apresentação de cartazes na comunidade com as seguintes frases: Preserve a água e salve vidas. Cuidar da água e do meio ambiente, também é responsabilidade sua. Água também é natureza, preserve – a . Preservar a água é preservar a Vida. Faça sua parte.
• 7º ano E. F.: Existem leis sobre isso? O que elas indicam?
ELABORAR: Reflexão sobre preservação e racionamento da água, apresentando cartazes com gravuras e frases chamativas.
• 8º ano E. F.: O que significa gestão integrada dos recursos hídricos?
ELABORAR: Apresentação de um Teatro, com ajuda dos alunos da Escola Municipal de Campinhos, sobre a preservação da água, para os alunos do Ensino Fundamental.
• 9º ano E. F.: Qual é o papel dos diferentes atores sociais quando estão em questão a oferta e a qualidade da água?
ELABORAR: Adesivos, com o título: ALERTA VERMELHO: “Até que o sofrimento lhe ensine, o homem não avaliará o valor da água”. Para serem entregue aos alunos Qui Mimo
• 1º ano E. M.: REDE DE CONCEITOS ENVOLVENDO AS CONCEPÇÕES SOBRE ÁGUA – ANEXO 1
ELABORAR:  uma entrevista com a comunidade, para ter informações do que pensam sobre a “água”, e apresentando como acontece o ciclo da água na natureza.
• 2º ano E. M.: REDE DE CONCEITOS ENVOLVENDO AS CONCEPÇÕES SOBRE ÁGUA  ANEXO 2
ELABORAR: Confecção de placas para serem colocadas na cidade, com dizeres sobre a importância da preservação da água e separação correta do lixo.
• 3º ano E. M.: REDE DE CONCEITOS ENVOLVENDO AS CONCEPÇÕES SOBRE ÁGUA  ANEXO 3
ELABORAR: Elaboração de cartazes e folders sobre a importância da água para todos os seres vivos, e uma pesquisa com a comunidade para coleta de dados sobre a quantidade de pessoas que tem o devido cuidado com a água.
Organize uma nova roda de conversa para compartilhar os resultados das conversas dos alunos com familiares ou membros da comunidade sobre a oferta e o uso da água na localidade. Em seguida, proponha a eles que representem as situações apontadas por meio de desenhos ou mosaicos de figuras (fotos, charges e ilustrações). Reserve tempo para esse trabalho, que deve ser feito, preferencialmente, em pequenos grupos. Providencie os materiais e recursos necessários.
Proponha a seguir um novo exercício: como seria uma semana na vida de cada um sem água para consumo? Como obter o necessário? Alguém imagina o que faziam os povos da antiguidade, que ainda não tinham recursos à mão para garantir a qualidade da água? Faça a leitura do texto da coletânea Como Fazíamos Sem... Água Limpa? (ver indicação no final deste plano). Se necessário, colete outros textos apropriados para a faixa etária. Ofereça algumas informações a mais: na Grécia antiga, utilizava-se a água da chuva para beber, mas os gregos já sabiam da necessidade de fervê-la e filtrá-la (com panos) antes do consumo. A busca por água levou muitas culturas a ocupar preferencialmente margens de rios, onde o abastecimento era mais garantido. Isso, no entanto, acarretava a construção de diques contra inundações e sistemas de bombeamento para evitar enchentes.

Terceira e quarta aulas
Convide a garotada a montar painéis ou cartazes com desenhos, ilustrações e textos sobre os usos da água, com base no que vem ocorrendo no próprio município. É importante que apontem situações como a poluição e o comprometimento do mar, de rios e córregos, caso isso ocorra, e indiquem a importância de economizar e usar adequadamente a água, no caso de indivíduos, atividades econômicas e poder público. Proponha a exposição de trabalhos em varais ou murais na escola.
Faça uma roda de conversa com a garotada e discuta a importância das matas ciliares. Como o nome diz, elas se dispõem ao longo das margens dos cursos d’água e auxiliam no controle da erosão e do assoreamento. Contribuem para manter a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, filtrando possíveis resíduos depositados na água. Além disso, ao formarem corredores de vegetação, as matas ciliares (ou de galeria) colaboram para manter a biodiversidade e oferecer alimento e abrigo à fauna.
Com a ajuda de técnicos locais e dos professores, os alunos podem mapear e escolher a área para o plantio das mudas. Nesse percurso, poderão convidar outras turmas da escola a participar e organizar um evento para marcar o plantio, mais adiante, com a participação dos pais, membros da comunidade, representantes do poder público e organizações locais. Com esta atividade prática, poderão compreender a importância desse tipo de ação para a revitalização de rios, córregos e lagos.
Ultima etapa:
• Palestra sobre racionamento de água em Guanambi.
• Montar stand na praça onde será realizado o abraço ao aniversário de Guanambi, com os materiais elaborados, uma fonte de informação.

Avaliação
Será levado em conta os objetivos estabelecidos no início das atividades. Observarei a participação dos estudantes nas etapas individuais e coletivas do trabalho. Para verificar o domínio progressivo dos conceitos, examine o conjunto da produção de textos, painéis, desenhos e outros trabalhos realizados. Reserve um tempo para que a moçada fale livremente sobre a experiência e para avaliar eventuais dificuldades e ganhos de aprendizagem.
É importante levar em conta a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Examine com atenção os trabalhos individuais e em grupos na constituição do projeto de plantio de mudas. Nas conversas e na produção de textos, observe a compreensão da importância da água e sua inter-relação com os outros elementos do meio físico e social.

8 - Anexos:
ABAIXO
Elaborado por: Fabiola Sampaio Varjão
Cordenação do projeto:  Fabiola Sampaio Varjão
   
Aprovado por: ________________________________________________

 

 
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 Comentários
.1
Sexta, 23 de Julho de 2010 | 14:40  
Felipe Santana Fernandes 8º ano
Não entendi, como é para fazer mesmo?
.2
Domingo, 25 de Julho de 2010 | 10:49  
Leonardo prado marques 9º ano
Não entendi, como é para fazer isso???
.3
Domingo, 25 de Julho de 2010 | 17:59  
fabiola
Felipe.... apenas estudar este projeto, que já estamos trabalhando, para prova.
 
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