• Colégio Qui-mimo  • Sistema Anglo de Ensino
fone (77) 3451-2650
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

     
  ./PRINCIPAL/BLOG DO PROFESSOR/LER POST/  
 
 
DICAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NOS ESTUDOS - Prof. Fábio dos Santos
 
Terça, 11 de Maio de 2010  
 


Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer, também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas, às vezes simples, para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.

Como Ler Bem?

Ler um livro é estabelecer um dialogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um principio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranqüilo e confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato.
No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:

1ª  Fase: faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto se trata.
2ª Fase: procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.
3ª Fase: ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, história e etc.) procure conhecer e anotar seus significados.
4ª Fase: procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor, ou seja, o mesmo fato pode ser contado e interpretado de varias formas.
Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso, nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.

Como educar a memória?

Aprender é uma operação que não de resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma serie de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. A educação da memória começa com “um processo de disciplina intelectual que só será adquirido praticando o ato de estudar, dai o começo ser sempre difícil, formar uma rotina e desenvolver o hábito implicam em persistência.” (RIBEIRO, 2003)
Ao conquistar o hábito, o estudante percebe que gradativamente o estudo vai lhe proporcionando segurança e autoconfiança, passando a assumir o papel de sujeito na sua história. - Costumo sugerir aos meus alunos a montagem de um cronograma de estudos com dias e horários definidos, os que utilizam deste método me relatam que obtiveram ótimos resultados. Lembre-se:

“Estude todo dia para não ter que estudar o dia todo.” (Marco A. de P. Ribeiro)


A diferença entre informação e conhecimento
Um conjunto de coordenadas da posição de um navio ou o mapa do oceano são informações, a habilidade para utilizar essas coordenadas e o mapa na definição de uma rota para o navio é conhecimento. As coordenadas e o mapa são as "matérias-primas" para se planejar a rota do navio. Quando você diferencia informação de conhecimento é muito importante ressaltar que informação pode ser encontrada numa variedade de objetos inanimados, desde um livro até informações disponíveis no computador, enquanto o conhecimento só é encontrado nos seres humanos. (...) Somente os seres humanos são capazes de aplicar desta forma a informação através de seu cérebro ou de suas habilidosas mãos. A informação torna-se inútil sem o conhecimento do ser humano para aplicá-la produtivamente. Um livro que não é lido não tem valor para ninguém. (...)
As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas sugestões:
• Ler mentalmente e compreender o assunto;
• Reler em voz alta;
• Concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, contexto, conceitos, resultados e ou conseqüências;
• Notar semelhanças, diferenças, relações, problematizações;
• Repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais, fichamento);
• Nunca se esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.
Como estudar em grupo?
Estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer render ao Maximo o esforço do aprendizado. Dois princípios devem ser pensados:
• O estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho;
• As sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conteúdos adquiridos.
Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:
• Cada um estuda partes diferentes de um assunto e trás para serem fundidas, discutidas ou analisadas juntadas na reunião:
• Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento;
• Cada um estuda um ponto de um capitulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo ou respondendo as perguntas depois.
Professores sabem que a melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposições orais em sala e quando estuda com um colega que tem dificuldade na matéria.
O objetivo deste texto é lhe auxiliar em seus estudos tornando-o mais proveitoso e com maior rendimento quantitativo e qualitativo em menor tempo e com menos esforço, faça bom proveito e se você conseguiu ler até aqui parabéns, comece a colocar logo essas técnicas em pratica e bons estudos.

Referências:
RIBEIRO, Marco Aurélio de P. Como Estudar e Aprender: guia prático para país, educadores e estudantes. Petrópolis, Vozes: 2001.

Postado por Fábio dos Santos Teixeira - Disciplina Estudos Monográficos.

 
Untitled Document
 Comentários
.1
Terça, 11 de Maio de 2010 | 21:10  
Beatriz
Professor as dicas foram ótimas, no qual me ajudaram a reconhecer que o mais importânte é o estudo com muito esforço.
.2
Segunda, 24 de Maio de 2010 | 15:11  
jessica vitória[ 6 ANO B]
Eu chei as dicas muito importantes, para o aprendizado dos alunos{a}, que passam a cada ano para uma fase diferente.
 
 Deixar um comentário
 
 
Colégio Qui-Mimo - Sistema Anglo de Ensino
Rua 1° de Maio, 222 Centro - Guanambi-BA
Uma Escola de Excelência